MONEY MULE
Campanha Europeia de prevenção de "Money Mule"
Não seja cúmplice do crime organizado. Ajudar o crime organizado não compensa.
Campanha Europeia de prevenção de "Money Mule"
A Campanha sob o tema "Don't be a mule" (#dontbeamule), coordenada em conjunto pela EUROPOL, EUROJUST, EBF - European Banking Federation e Polícia Judiciária, tem como objetivo o combate e prevenção do crime que envolve as "Money Mule", alertando para "ganhos de dinheiro fácil" associados ao crime de branqueamento de capitais.
O que é uma money mule?
Uma money mule é uma pessoa que transfere fundos (digitalmente ou em dinheiro), obtendo uma comissão por isso. Trata-se de uma actividade ilegal, em que alguém lhe pede para transferir dinheiro da sua conta a troco de (mais) dinheiro. As consequências decorrentes desta actividade são graves.
Money Mules
- Money Muling significa branqueamento de capitais.
- Alguém é recrutado - money mule - para branquear fundos ilicitamente.
- #DontbeaMule. Não actue como intermediário do crime.
Se desconfia que está a ser usado como “mula” actue já
antes que seja tarde demais!
"Não seja cúmplice do crime organizado"
Interrompa de imediato qualquer transferência e informe o seu banco, fornecedor do serviço de pagamentos e a Polícia Judiciária.
Se conhecer alguém vítima deste esquema, incentive-os a parar e a reportar o sucedido.
QUEM SÃO OS PRINCIPAIS ALVOS?
- Recém-chegados ao país (geralmente direcionados logo após a chegada) e desempregados, estudantes e pessoas com dificuldades económicas. Os alvos mais prováveis são pessoas com menos de 35 anos. Recentemente, estes grupos criminosos começaram a recrutar gerações mais jovens (12-21 anos).
Arquivo de Brochuras
Para mais informações e uma melhor visualização das imagens abaixo disponíveis, clique em cada uma:
QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA?
As seguintes características não indicam necessariamente que se trata de recrutamento de Money Mules, mas fique alerta, pois são comuns e pode estar a ser recrutado como money mule:
- E-mails não solicitados ou contactos através de redes sociais com promessas de dinheiro fácil;
- Oportunidades de emprego que oferecem quantias significativas de dinheiro com pouco ou nenhum esforço, sem requisitos em matérias de habilitações escolares ou experiência profissional;
- Funções laborais não descritas, condicionadas à utilização de uma conta bancária própria para movimentação de fundos;
- Todas as interações e transações relativas a esse trabalho são feitas online;
- Os anúncios de emprego indicam tratar-se de uma empresa internacional que pretende contratar "agentes locais/nacionais" para atuar em representação da mesma;
- Um endereço de e-mail associado ao anúncio utiliza serviços alojados em servidores Web (Gmail, Yahoo!, Hotmail, etc.) em vez que domínios alojados em organizações;
- Estrutura frásica deficiente, com erros ortográficos e gramaticais;
- Sites aparentemente confiáveis, uma instituição de caridade ou alguém que conheceu via internet solicita que efetue uma transferência bancária de um valor que, oportunamente, foi depositado na sua conta;
- Alguns dias depois de vender algo num site de leilões, recebe um e-mail do comprador a indicar que "acidentalmente" pagou duas vezes o valor da compra e pede-lhe para depositar/transferir o montante excedente numa conta diferente.
Arquivo de Brochuras
Para mais informações e uma melhor visualização das imagens abaixo disponíveis, clique em cada uma:
3 O QUE PODE FAZER?
- Nunca forneça a sua conta bancária ou quaisquer outros dados pessoais a ninguém, a menos que conheça e confie.
- Seja muito cauteloso em relação a e-mails não solicitados ou ofertas feitas nas redes sociais ou pessoalmente, prometendo dinheiro fácil.
- Ignore qualquer oferta de trabalho que envolva transferências de dinheiro através da sua conta bancária, independentemente de lhe parecer autêntica. Se uma oportunidade parece boa demais para ser verdade, provavelmente é.
- Caso pense estar envolvido num esquema de "money mule", cesse de imediato as transferências de dinheiro. Informe o seu Banco, o serviço que usou para efetuar a transação e as autoridades, dado que, ao realizar estas operações, a sua conta bancária está a ser utilizada para fins ilícitos de transferências de fundos e poderá ser considerado cúmplice em atividades ilegais.
Arquivo de Brochuras
Para mais informações e uma melhor visualização das imagens abaixo disponíveis, clique em cada uma:
Outros vídeos promocionais
Para mais informações consulte: https://www.apb.pt/cliente_bancario/seguranca_online/money_mulling/