Lisboa, 4 de Janeiro de 2011 – Os novos órgãos sociais da FENACAM – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo – tomaram hoje posse, em Lisboa. Eleitos no passado dia 4 de Dezembro de 2010 pelas 84 Caixas Associadas, reunidas em Assembleia-geral, os novos órgãos sociais – Direcção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia-geral – exercerão funções até 2013.
A Direcção passa a ser presidida por Francisco Silva, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Azambuja, que desempenha também as funções de secretário-geral da CONFAGRI e de membro do Comité Económico e Social da União Europeia (CESE).
A presidir ao Conselho Fiscal estará João Saúde, da Caixa de Crédito Agrícola de Albufeira, sendo que a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, representada por Carlos Courelas, passa a presidir à Mesa da Assembleia-geral.
A FENACAM é o órgão representativo político-constitucional, de natureza cooperativa, das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo portuguesas. Foi por sua iniciativa que foi criada, em 1984, a Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo – estrutura central do Grupo Crédito Agrícola.
Novos Órgãos Sociais FENACAM
Direcção:
Presidente: Francisco Silva (CCAM Azambuja)
Vice-Presidente: Arnaldo Santos (CCAM Ribatejo Norte)
Secretário: António Sá e Abreu (CCAM Médio Ave)
Tesoureiro: César Ferreira (CCAM Vagos)
Vogal: João Peres (CCAM da Bairrada e Aguieira)
Conselhos Fiscal:
Presidente: João Saúde (CCAM Albufeira)
Relator: Manuel Chaveiro Soares (CCAM Cadaval)
Secretário: Francisco Rebelo (CCAM Vale do Távora e Douro)
Mesa da Assembleia-geral:
Presidente: Carlos Courelas (CCCAM)
Vice-Presidente: Pedro Nascimento (CCAM Sotavento Algarvio)
1.º Secretário: Fernando Carrilho (CCAM Alentejo Central)
2.º Secretário: José Duarte Albino (CCAM Aljustrel, Almodôvar)
Fonte: CCCAM