13 de Setembro 2023
Out of Office
Ao entrarmos no site do Areias do Seixo Hotel & Villas, a elegância da palavra é quanto baste perante a exuberância da imagem. Conteúdos que fixam e antecipam o esplendor de um supremo refúgio, sabiamente integrado na Natureza, em Santa Cruz, tão-só a dois passos de Lisboa. Pensando bem, decidimos ir lá ver para… querer. Gonçalo Alves, que partilha a gerência com Marta Fonseca, faz-nos as honras da Casa
Quando, em Abril de 2010, Marta e Gonçalo, em sociedade com os respectivos pais, abriram as portas do Areias do Seixo para o mundo estavam a celebrar obra feita. Obra sonhada por dois jovens licenciados em Gestão, com raízes nestas latitudes e uma forte ligação à praia, ao surf, ao mar. A experiência na hotelaria vem de família – no caso de Gonçalo tem a ver com a icónica Pastelaria Império, em Torres Vedras –, o que acabou por constituir um importante ponto de apoio na hora de avançar com o projecto. Foram três anos e meio a burilar a ideia, tempo de peregrinação a vários ‘santuários’ de perfil semelhante no contexto do turismo sustentável, levando-os a Marrocos, ao Brasil e a vários países europeus. Foram outros tantos três anos e meio a construir e a dar corpo e alma ao conceito definido em conjunto com o arquitecto Vasco Vieira.
O resultado é uma proposta luxuosa a fazer jus a cada letra do nome Areias do Seixo Hotel & Villas*. O mar infinito a seus pés, a alva espuma num sopro de frescura que ressoa sobre a areia do Seixo e da Mexilhoeira, as dunas, o pinhal… O belo cenário onde elegantemente relevam 14 quartos e 28 villas contemporâneas (25 em exploração turística e três como residências permanentes), SPA, restaurante (recomendação: reservar com antecedência), horta orgânica e estufa, entre outros registos. Exemplo eloquente de uma cultura de sustentabilidade globalmente abraçada e em cada detalhe declinada, o Areias do Seixo merece o sem-número de prémios e reconhecimentos que vai somando em Portugal e no mundo.
Quando aqui observamos os materiais utilizados, percebemos bem como a criatividade convive perfeitamente com o upcycling, a circularidade, a minimização do desperdício, a nova vida das coisas condenadas ao ponto final e que nos remetem para as palavras de Philippe Starck: “Somos prisioneiros de uma sociedade descartável. A única maneira de escapar é criar um design sustentável”. Neste caso, é ver para crer no Areias do Seixo Hotel & Villas.
Na verdade, esta é hoje uma das âncoras de uma realidade maior. Os proprietários investiram na expansão do seu grupo hoteleiro, o que representa 160 colaboradores na época alta (ajustando-se nos 110 na época baixa) contando também com o Noah Surf House Portugal, em Santa Cruz. Instalado, há cinco anos, num histórico edifício onde outrora funcionou a Colónia de Férias da Associação Física e Desportiva de Torres Vedras, o Noah, com 21 quartos, é cada vez mais referência inescapável junto do universo surfista dos vários continentes, numa proposta de hotelaria bem criativa e apelativa. Um hotel, uma marca com ambições de expandir a sua oferta a outras unidades de alojamento.
De regresso ao Areias do Seixo, a conversa com Gonçalo Alves, que acontece já ao fim da tarde, termina com uma infusão retemperadora vinda dali mesmo, directamente da horta. Sentados de frente para o mar imensamente azul, o sol despede-se de mais um dia pintando de laranja quente o fio do horizonte. E nós ficamos a saber, pela voz do anfitrião, que dentro em breve haverá novidades na oferta de welness. “Investir no bem-estar do Cliente, no valor tangível e imaterial da sua experiência é, afinal, o segredo simples de um negócio feliz”, confessa Gonçalo. Tão simples como a fogueira lá fora que convida a esquecer o tempo e a celebrar a vida! Deseja experimentar? Comece como nós, entre em www.areiasdoseixo.com
*Cliente do CA de Lourinhã