1 de Julho 2019
Juntos pela Inovação
O Crédito Agrícola e a Mastercard partilham da visão comum de que o mercado dos meios de pagamento, em plena revolução digital, faz emergir uma nova experiência para o consumidor e uma nova forma de interagir com o Banco. Ponto de partida para uma parceria win-win, que reafirma o CA na primeira linha do pioneirismo e inovação em soluções tecnológicas ao serviço do Cliente.
O Grupo CA continua a fazer o seu caminho numa toada serena e prudente, mas sempre atenta às novas possibilidades e tendências que o mercado financeiro vai espreitando no horizonte. E aí, somam-se os exemplos que sublinham a sua vocação especial para chegar lá primeiro que os outros. Desde logo em soluções tecnológicas que oferecem ao Cliente funcionalidades que significam mais... muito mais futuro presente. E neste capítulo, em que o CA tem um histórico que o coloca na dianteira tecnológica ao serviço da Banca, a sua recente parceria com a Mastercard, iniciada há dois anos, só vem reforçar estas palavras.
Os frutos da cooperação estão à vista, a começar pelo Apple Pay, cujo lançamento ocorreu a 16 de Julho [precisamente o dia em que acontece esta reportagem], colocando o CA como primeiro emissor em Portugal a oferecer esta aplicação ao seu universo de Clientes. "Em 2016 lançámos à Mastercard o desafio de desenvolver em parceria connosco soluções tecnologicamente relevantes para os Clientes CA, relevância essa numa lógica diferenciadora face aos demais emissores bancários em Portugal no contexto dos meios de pagamento. E por isso nos congratulamos com a disponibilidade, a partir de hoje, do serviço Apple Pay, associado aos nossos cartões de crédito e aos nossos cartões de débito, e utilizável em todos os terminais de pagamento com tecnologia contactless e nas lojas de e-commerce com o símbolo Apple Pay", assinala António Martins, responsável da Direcção de Produtos do Crédito Agrícola.
Comentando a frutuosa cooperação com o Grupo CA, Paulo Raposo, country manager da Mastercard Portugal, revela que "o Crédito Agrícola sempre se apresentou como um parceiro de grande exigência e muito aliciante para uma organização como a nossa, que hoje é muito mais que uma empresa associada a um competitivo portefólio de cartões - que, sem dúvida, continuam a ser uma forma de tangibilizar o pagamento no ambiente financeiro e bancário - mas que se posiciona cada vez mais como um player tecnológico de primeira grandeza, apoiando quem nos elege para apoiar o desenvolvimento da sua estratégia digital, através de soluções que potenciam a sua diferenciação no mercado, e que connosco partilham de uma mesma perspectiva win-win".
O responsável da Mastercard relembra a importância do CA como precursor em vários investimentos na área dos meios de pagamento no mercado português, frisando o seu pioneirismo na adopção do contactless, do chip EMV, do 3D secure para pagamentos online, com tudo o que isso representa em matéria de segurança para o utilizador. "Há, manifestamente, uma tendência para a virtualização dos meios de pagamento, o que convoca novas soluções tecnológicas, a começar pelas que dão suporte à autenticação biométrica", sublinha Rui Fonseca, business development manager da Mastercard Portugal. "A experiência do consumidor é agora mais invisível e simultaneamente mais aberta aos meios de pagamento electrónicos em todo o tipo de transacções - e interacções - multiplicando-se assim os pontos de contacto com o Banco, em todos os momentos e ao longo de toda a jornada, quando estamos no carro, tomamos café ou utilizamos, por exemplo, uma máquina de ticketing. Dito de outro modo, as utilizações digitais são cada vez mais invisíveis, mas ao mesmo tempo mais frequentes, daí a importância dos webllers e do IoT [a chamada Internet das coisas]", faz notar Rui Fonseca, revelando que a Mastercard está a trabalhar intensamente com o CA desde o mobile ao e-commerce, passando por soluções de acquiring de emissão, num claro compromisso com a estratégia diferenciadora do Banco junto do mercado português.
No mesmo sentido, surge a observação de Paulo Beça, director de marketing estratégico do Crédito Agrícola, recordando que esta parceria deu já outros frutos, o primeiro dos quais com o lançamento de uma oferta dirigida às empresas e envolvendo igualmente os meios de pagamento. "No essencial, aproveitámos a oportunidade para repensar e melhorar a oferta para este segmento relevante no universo dos nossos Clientes e, também aqui, a cooperação com a Mastercard é para aprofundar tendo em vista o desenvolvimento de outras soluções que aportem inovação e diferenciação."
Paulo Raposo faz questão de sinalizar que esta colaboração está a ser acompanhada pela Mastercard a nível global, consagrando uma verdadeira relação estratégica de parceria com o Crédito Agrícola, ancorada em três fundamentos: "cooperação, co-criação e crescimento mútuo". O que leva o CA, nas palavras de António Martins, a perspectivar que esta mesma parceria "tem tudo para reinventar os meios de pagamento em Portugal."