Estamos conscientes de que o sector financeiro tem um papel central e fundamental na transição para uma economia mais sustentável e inclusiva, até porque sabemos da necessidade crescente de financiar investimentos em soluções de mitigação e adaptação climática, de restauro de ecossistemas e, também, de inclusão social, entre outros projectos de natureza semelhante. Ademais, sabemos dos potenciais riscos económico-financeiros que, impactando exactamente nas Instituições Financeiras, podem decorrer da exposição aos riscos ESG.
Por, justamente, termos esta consciência há já alguns anos, não ficámos parados e, aproveitando para também alavancar o fit natural dos valores cooperativos que nos caracterizam com o Propósito e os princípios do Desenvolvimento Sustentável, em 2022, desenhámos uma estratégia de Sustentabilidade holística e multidisciplinar para o Grupo Crédito Agrícola.
Sendo trianual, esta estratégia tem previstas, entre 2023 e 2025, a implementação de iniciativas nas suas diversas vertentes de actuação, que são alinhadas com os oito objectivos para o desenvolvimento sustentável que consideramos prioritários.Grupo.
Veja como se apresenta a nossa Estratégia de Sustentabilidade 2023-2025:
Visão
Sermos uma referência de inclusão, sustentabilidade e inovação, mantendo o reconhecimento de grupo financeiro de confiança dos Portugueses.
Missão
Contribuirmos para o progresso económico-social das regiões, praticando uma banca de proximidade, com propósito e sustentável.
Valores
Solidez; Proximidade; Confiança; Simplicidade.
1. Posicionamento com propósito
Participaremos proactivamente no desenvolvimento sustentável do País, colocando a filantropia, o voluntariado e as parcerias ao serviço da transição climática e ecológica e de uma sociedade mais justa e inclusiva; fomentando relações de proximidade com clientes e comunidades de forma a acelerar a sua jornada de sustentabilidade; e promovendo a partilha e transferência de conhecimento sobre desenvolvimento sustentável.
2. Financiamento sustentável
Fomentaremos uma banca com propósito e responsável, canalizando recursos financeiros para uma economia mais verde e socialmente inclusiva, que promova o crescimento económico, a protecção ambiental e o bem-estar social das comunidades.
3. Gestão de mais e melhor informação ESG
Garantiremos a recolha e boa gestão de informação ESG de qualidade para as actividades de toda a cadeia de valor, essencial para uma boa gestão de riscos e de impacto, e para informar o processo de tomada de decisão estratégica.
4. Cultura interna informada, inclusiva e sustentável
Promoveremos a gestão de recursos e materiais de forma eficiente e ambientalmente responsável, e uma cultura interna onde a diversidade, a equidade e a inclusão são acolhidas e fomentadas.
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários
De um conjunto de 17 ODS das Nações Unidas, o Crédito Agrícola definiu 8 como os eixos estratégicos da Política de Sustentabilidade do Grupo.