CA Leasing Imobiliário
Espaço para crescer.
A solução certa para a aquisição de novas instalações para a sua Empresa.
Abra a porta a múltiplas vantagens.
Características
Com CA Leasing Imobiliário o imóvel é escolhido por si (locatário) que contacta directamente o vendedor e com quem negoceia o preço, verificando a conformidade do mesmo para os fins pretendidos. O Crédito Agrícola (locador) adquire o imóvel e cede-o a si (locatário) em locação financeira a mesma data.
Durante o prazo do contrato o imóvel é propriedade do locador, podendo no âmbito da actividade ser utilizado livremente pela sua empresa.
No termo do contrato, tem o direito de adquirir esse imóvel mediante o pagamento do valor residual acordado (como regra um valor reduzido).
O imóvel em leasing deverá ser objecto de registo contabilístico idêntico aos imóveis próprios, nomeadamente para efeitos de depreciação do imobilizado.
Bem a Financiar
O CA Leasing Imobiliário pode ser utilizado para financiar a aquisição de imóveis, designadamente: terrenos; armazéns, lojas, escritórios, edifícios administrativos ou industriais, etc.
Montante de Financiamento
Esta solução permite o financiamento até 100% do valor do valor do contrato, dependendo, nomeadamente, do valor da avaliação.
Seguros Exigidos
Esta solução de financiamento obriga à subscrição de um seguro para o imóvel, e de responsabilidade civil extra contratual, no valor de 250 mil euros.
Indexação das Rendas
As rendas são indexadas à evolução da média da Euribor (por regra, a 12 meses) em vigor no mês anterior ao da indexação e revistas nos respectivos períodos. Excepcionalmente, o contrato poderá ser efectuado com outro indexante ou com uma taxa de juro fixa durante determinado prazo do contrato.
Procedimentos
Como se desenrola o processo:
1. Escolha o imóvel que pretende;
2. Negoceie com o vendedor o melhor preço;
3. Dirija-se a qualquer Agência do Crédito Agrícola e solicite uma simulação de condições;
5. Para o fornecimento de condições definitivas deverá ser preenchida uma proposta e anexar, os necessários elementos, quer seja a sua empresa quer seja Empresário em Nome Individual (ENI) ou Profissional liberal.
Elementos a apresentar
Da sua empresa*:
- IRC/elementos contabilísticos dos 2 últimos anos;
- Último balancete disponível;
- Certidão Registo Comercial actualizada (ou código de acesso);
- Certidão de inexistência de dívidas à autoridade Tributária e à Segurança Social;
- Elementos/documentos de identificação dos avalistas.
Do seu imóvel*:
- Certidão de teor matricial/caderneta predial do imóvel;
- Certidão de Registo Predial (ou código de acesso) do imóvel;
- Licença de utilização (se aplicável);
- Certificado energético (se aplicável).
*Poderão ser necessários outros documentos, dependendo da especificidade de cada processo
Elementos a apresentar
Do Empresário em Nome Individual ou Profissional liberal *:
- Nota de liquidação do IRS;
- Elementos contabilísticos (se aplicável);
- Certidão de inexistência de dívidas à autoridade Tributária e à Seg. Social;
- Elementos/documentos de identificação do proponente e cônjuge (se casado).
Do imóvel*:
- Certidão de teor matricial/caderneta predial do imóvel;
- Certidão de Registo Predial (ou código de acesso) do imóvel;
- Licença de utilização (se aplicável);
- Certificado energético (se aplicável).
*Poderão ser necessários outros documentos, dependendo da especificidade de cada processo.
Exemplo Representativo
Espaço comercial (loja), com preço de 100.000,00€, com as seguintes condicionantes:
- Entrada inicial - 8.500,00€, que corresponde ao somatório do imposto municipal sobre a transmissão onerosa de imóveis (IMT), no valor de 6.500,00€ (6,5% do valor de aquisição) e de estimativa de encargos notariais e de registo, no montante de 2.000,00€ (2% do valor de aquisição);
- Prazo - 180 meses;
- Pagamentos mensais;
- Valor Residual - 2% do valor global do contrato (o preço de aquisição + IMT + estimativa de encargos notariais e de registo).
TAEG de 3,689%, calculada com base na média da Euribor a 12 meses utilizada para os contratos celebrados em Janeiro/2018 (média do mês de Dezembro/2017: -0,190%), acrescida de um spread de 3,500%, a que corresponde uma taxa de juro anual nominal de 3,500%.
Valor dos pagamentos:
- Prestação inicial: 8.500,00€;
- 179 Prestações de 708,70€;
- Valor Residual: 2.170,00€ (2%);
- Comissão de formalização: 615,00€ (IVA incluído à taxa de 23%);
- Comissão semestral gestão de contrato: 24,60€ (IVA incluído à taxa de 23%);
- Comissão de processamento por renda: 1,85€ (IVA incluído à taxa de 23%);
- Comissão de exercício da opção de compra: 369,00€ (IVA incluído à taxa de 23%).
As prestações são indexadas anualmente de acordo com a evolução da média da Euribor a 12 meses publicada para o mês anterior ao da indexação. A data do seu vencimento é ao dia 5, se o contrato for celebrado na 1ª quinzena do mês; ao dia 20, se celebrado na 2ª quinzena.
As prestações e o valor residual poderão sofrer alterações por efeito de eventuais alterações na taxa de IVA que se encontrar legalmente em vigor na data da respectiva facturação.