MINHA TERRA MINHA GENTE
Pela memória e identidade de cada concelho do nosso país
Junte-se a nós nesta viagem e venha descobrir as pessoas, costumes e tradições de Portugal
CA & JUST A CHANGE
Ao abrigo da Estratégia de Sustentabilidade 2023-25 do Crédito Agrícola, numa perspectiva de empowerment e envolvimento com a sociedade no combate à pobreza e exclusão energética, estabelecemos uma parceria de filantropia com a ONG “Just A Change”.
Como tal, em 2023, atribuímos à JustAChange um subsídio de € 50.000, que permitiu a remodelação e melhorias de eficiência energética de 20 habitações nos concelhos de Porto, Lisboa e Guimarães. A iniciativa foi complementada com seis acções de voluntariado nas quais estiveram envolvidos 27 Colaboradores do CA da Caixa Central, CA Seguros, CCAM de Entre Tejo e Sado, CCAM da Área Metropolitana do Porto e CCAM de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega.
Em 2024 renovámos a parceria e, em breve, vamos poder revelar o impacto da mesma.
Reveja aqui a ação de 2023:
Entre 660 e 680 mil pessoas vivem em situação de pobreza energética severa em Portugal1 e entre 1,1 a 2,3 milhões em pobreza energética moderada. Acresce que 24,4% da população portuguesa vive em habitações com problemas de infiltrações, humidade ou pavimentos, paredes, janelas ou telhados apodrecidos2. Este cenário torna-se ainda mais preocupante quando 17,5% da nossa população revela incapacidade de aquecer a casa no Inverno3, uma das possíveis explicações para taxa elevada de mortalidade nesta estação do ano, em comparação com outros países da União Europeia.
1 INE, I.P. – Taxa de privação severa das condições da habitação (%); Anual – INE, Inquérito às condições de vida e rendimento, IP, 2018.
2 Dados 2014; Problemas graves de isolamento caracterizados por: telhado com fugas, humidade nas paredes, pavimento ou estrutura do edifício, ou janelas e pavimentos podres.
3 LIDDELLI, Christine et al., Excess winter deaths in 30 European countries 1980-2013: a critical review of methods, (2016) Journal of Public Health.
CA & EIT FOOD
O Crédito Agrícola está associado ao Prémio de Jornalismo da EIT Food, como patrocinador, desde a 3ª edição. Com esta associação reconhecemos a importância de um jornalismo sério, isento e de excelência sobre temáticas tão importantes para a nossa sociedade como a temática da Inovação e Sustentabilidade Agroalimentar.
O Prémio de Jornalismo da EIT Food é um concurso aberto a todos os jornalistas com carteira profissional válida, que tenham publicado ou difundido trabalhos em qualquer plataforma (imprensa, rádio, podcast, televisão ou internet), num meio de comunicação devidamente registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Em 2023 (3ª edição) foram distinguidos: João Faiões, SIC, com a reportagem “SOS Abelhas” que aborda a crise de biodiversidade e as ameaças a esta espécie em vias de extinção (1º lugar); Rui Frias, Diário de Notícias, com um conjunto de trabalhos assinados sobre os impactos da seca no sul do país, dando a conhecer modelos de exploração mais saudável (2º lugar); e, Ana Tulha e Reinaldo Rodrigues, Notícias Magazine, com “O deserto não está assim tão longe” que aborda as consequências da seca na vida de agricultores e explorações pecuárias (3º lugar).
Em 2024 renovámos o apoio e em breve participaremos na avaliação das candidaturas recebidas até 8 de setembro de 2024.
Para mais informações, consulte Journalism Awards (eitfood.eu).
CA & MOVIMENTO MERECE
Aderimos ao Movimento Merece para dar nova vida aos cartões bancários inutilizados, minimizando o impacto climático e ecológico da produção de novos cartões.
O Movimento Merece é um Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Electrónicos promovido pela Contisystems, baseado em 3 coordenadas:
1. Assegurar a correcta reciclagem de cartões bancários inutilizados; 2. Encaminhar os resíduos dos cartões para incorporar o fabrico de mobiliário urbano; 3. Plantar e garantir a manutenção, por cinco anos, de árvores para neutralizar a pegada de carbono associada à produção dos cartões.
Com esta iniciativa, no Grupo Crédito Agrícola prevemos contribuir anualmente para a recolha e correcta reciclagem de:
Contamos também contribuir para a plantação e respectiva manutenção de:
Fomentando assim hábitos de sustentabilidade ecológicos como a reciclagem e reutilização de materiais, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a conservação de recursos naturais.
Para saber mais, veja Merece – Vamos dar aos cartões o final que merecem.
Junte-se a nós nesta viagem e venha descobrir as pessoas, costumes e tradições de Portugal
Prolongámos o prazo de candidaturas até ao dia 12 de julho
A sua PME pode crescer