Quais as boas práticas de Segurança Online na Internet?
Aplicações ou programas de fonte desconhecida
Recomendamos-lhe que não faça o download, nem instale no seu computador, aplicações ou programas de fonte desconhecida.
Se transferir dados ou programas que lhe tenham sido entregues por terceiros, verifique sempre se não têm vírus antes de os instalar/guardar no seu disco. No caso de os submeter ao antivírus e ser detectado algum problema, execute as acções recomendadas.
Não utilize computadores públicos para aceder aos serviços CA Online.
No entanto, se o fizer, tenha cuidados redobrados para não expor os seus dados de acesso a terceiros: feche a sessão, elimine sempre os ficheiros temporários, os Cookies e o histórico do browser.
Confirme sempre se o endereço que lhe aparece no browser está correcto.
Além de confirmar sempre se o endereço está correcto, deverá também verificar se o endereço do servidor (URL) começa por https://. O cadeado de certificado digital é outra forma de garantir que está a aceder ao nosso sistema através de uma ligação segura.
Leia sempre atentamente os eventuais avisos.
Ao aceder à sua conta, preste atenção aos alertas sobre segurança.
Termine sempre a sua sessão.
Desta forma impede que terceiros tentem utilizar a sua sessão.
Elimine sempre os Cookies, ficheiros temporários e o histórico.
No final de cada sessão, limpe os Cookies, os ficheiros temporários e apague o histórico do seu browser.
Verifique as suas contas regularmente.
Se detectar alguma transacção que não se recorde de ter efectuado ou agendamentos que não foram definidos por si, contacte de imediato o serviço Linha Directa 808 20 60 60
Tenha particular cuidado na impressão de documentos.
Não esqueça os documentos na impressora ou outros locais a que terceiros tenham acesso e destrua os documentos que já não necessite. Evite imprimir documentos com dados da sua conta em impressoras públicas ou partilhadas.
Quais as boas práticas de Segurança Online no computador?
Utilize um antivírus.
Mantenha o seu computador constantemente ligado e actualizado.
Efectue regularmente um scan integral a todos os conteúdos do computador.
Utilize software credível e licenciado.
Ao utilizar apenas software proveniente de fontes credíveis e licenciado, poderá também beneficiar das políticas de actualizações automáticas disponibilizadas pela maior parte dos fabricantes.
Mantenha o seu sistema operativo e o seu browser actualizado.
Se utiliza o sistema Windows, active as funcionalidades de actualizações automáticas e confira regularmente os updates que são disponibilizados em www.windowsupdate.microsoft.com.
No caso de utilizar o sistema Mac ou Linux, visite regularmente os sites das respectivas empresas para obter as versões mais recentes.
Utilize um firewall sempre ligado.
Confirme sempre se o seu sistema operativo ou o seu antivírus inclui um firewall.
Este programa é uma ferramenta indispensável e extremamente eficaz para se conseguir impedir a transmissão de dados nocivos ou operações/acessos indevidos por parte de terceiros quando estiver ligado à rede.
Outros programas que asseguram a segurança do seu sistema.
O SpyBot (www.spybot.org) é uma boa opção de software contra programas do género adware ou spyware. Estes programas são muitas vezes apresentados de forma dissimulada como sendo atractivos ou úteis (jogos gratuitos, sistemas de informação meteorológica, etc.), no entanto recolhem frequentemente dados e podem prejudicar o desempenho do computador.
Protecção através das definições do browser.
Active as funcionalidades de bloquear novas janelas em pop-up e downloads, pois dessa forma receberá um alerta sempre que ocorrer uma dessas situações, podendo escolher o que fazer.
Quais as boas práticas de Segurança Online com os códigos pessoais?
Não permita que o browser do seu computador ou de um computador público memorize os seus dados.
Assim, se um dia o computador avariar e tiver de ser reparado, os seus dados de acesso não estarão vulneráveis.
No caso dos computadores públicos, além de não permitir que memorizem os seus dados, deverá igualmente, no final da sessão, eliminar os Cookies e os ficheiros temporários.
Mantenha a confidencialidade dos seus dados pessoais.
Memorize os seus dados de acesso, mantenha-os confidenciais e nunca os disponibilize a terceiros.
Não escreva os seus dados de modo a poderem ser consultados por terceiros e nunca os envie por correio electrónico.
Assegure que ninguém vê os seus dados de acesso.
Ao inserir os seus dados de acesso, certifique-se de que ninguém os vê, nem se apercebe do que está a escrever.
Altere com alguma frequência os seus dados de acesso.
Utilize combinações difíceis para terceiros e que não estejam directamente associadas a si (evite utilizar datas de aniversário, números de telefone, etc.)
Quais as boas práticas de Segurança Online com Emails e SMS?
Verifique a origem das mensagens de correio electrónico.
Não abra as mensagens que lhe pareçam de fonte duvidosa.
Não reencaminhe nem responda a estes emails, não utilize os links disponibilizados nem abra os ficheiros anexos.
Tenha em atenção as mensagens não personalizadas, uma vez que podem tratar-se de fraudes (Exemplo: “Exmo. Senhor” ou “Estimado Cliente”).
Se tiver dúvidas sobre a proveniência da mensagem recebida, deve certificar-se junto do remetente de que foi efectivamente enviada por este e que o conteúdo é seguro.
Se utilizar um software de email que tenha a opção "Painel de Pré-Visualização" ou “Preview Panel” activa, altere as configurações e desactive-a.
Nunca responda a emails supostamente do Crédito Agrícola a solicitar informação confidencial.
Nunca responda a emails que apresentem a mesma imagem/formatação do Crédito Agrícola uma vez que NUNCA lhe iremos enviar nenhum email a solicitar qualquer tipo de informação confidencial.
Mensagens por SMS
NUNCA são solicitados dados confidenciais de Clientes via SMS.
NUNCA deve abrir ou executar qualquer tipo de ficheiros em anexo a mensagens por SMS, sem primeiro os verificar com um antivírus actualizado (mesmo que a mensagem seja aparentemente de uma fonte fidedigna).
Actualizações via SMS
NUNCA são enviadas por SMS actualizações ou download de aplicações para o seu telemóvel ou Smartphone.
Em caso de situação suspeita, o que faço?
No caso de detectar uma situação suspeita ou haver indícios de ter sido vítima de uma fraude, siga as seguintes recomendações:
- Contacte de imediato o Serviço Linha Directa 808 20 60 60 e exponha a situação.
- Não utilize o computador porque poderá estar infectado;
- Não aceda ao site suspeito nem realize nenhuma operação onde seja necessário utilizar os seus dados pessoais ou realizar transacções financeiras;
- Faça um scan ao computador. Se detectar uma aplicação maliciosa, faça um PrintScreen e guarde a imagem no seu computador, para que posteriormente seja possível analisar a situação de forma mais concreta.