O que é o CA Online?
O CA Online é o serviço de Internet Banking prestado pelo Crédito Agrícola e que faz parte dos serviços oferecidos pelo Sistema MultiCanal. Este sistema permite que o Cliente, através de uma única adesão, possa aceder aos Canais Directos do CA, nomeadamente:
- Serviço CA Online, a partir de qualquer computador com acesso à Internet, pode efectuar consultas à carteira de produtos que detém no CA e realizar operações financeiras nas suas contas DO e Cartões;
- Serviço Linha Directa, serviço telefónico personalizado e automático que permite realizar consultas, transacções financeiras e obter informações sobre os produtos e serviços do Crédito Agrícola em geral.
Onde se pode aceder?
O acesso ao serviço CA Online pode ser efectuado a partir de qualquer computador com acesso à Internet, de qualquer lugar do mundo, desde que este esteja dotado de um browser (software que permite visualizar as páginas e navegar na Web).
Em caso de dificuldades de acesso o Cliente deve verificar as opções de configuração do seu Browser. A opção de aceitar “Cookies” deve estar activa.
Onde efectuar o pedido de adesão?
Os Clientes podem efectuar o pedido de adesão ao Sistema MultiCanal, através de:
- Internet- No site www.creditoagricola.pt, seleccionando a opção “aderir” que se encontra junto ao acesso ao serviço CA Online.
- Telefone- Solicitando ao serviço Linha Directa 808 20 60 60 ou Linha Directa Internacional (00) 800 1117 1117 a adesão ao Sistema MultiCanal.
- Agênciado Crédito Agrícola.
Caso tenha solicitado, no preenchimento do formulário do pedido de adesão, a recepção de toda a documentação através da sua Agência, deverá então deslocar-se à mesma para efectuar a respectiva activação.
Caso tenha solicitado, no preenchimento do formulário do pedido de adesão, receber toda a documentação por correio na morada associada e previamente indicada para o efeito ao Crédito Agrícola, deverá contactar a Linha Directa para se esclarecer sobre os procedimentos de activação.
Em qualquer um dos casos mencionados deverá ser assinado o documento de Condições Gerais de Utilização do Sistema MultiCanal e devolvido à Agência do Crédito Agrícola.
Como activar?
No 1º acesso ao CA Online, após introduzir os Códigos solicitados que lhe foram previamente facultados, o Cliente deverá efectuar a aceitação das Condições Gerais de Utilização em formato electrónico.
Neste primeiro acesso, o Cliente deve igualmente proceder à activação do SAF (SMS Token) para que possa realizar:
- Transferências
- Pagamento de Serviços
- Pagamento de Comunicações
- Outros Pagamentos
- Activar Cartões
- Aderir ao 3D Secure
- Adicionar novas transacções à Lista Pessoal de Operações Financeiras
- Activar o serviço CA Mobile
- Gerir os limites de movimentação diário
Se o Cliente não pretender utilizar o Sistema MultiCanal durante um período máximo de 90 dias, poderá voluntariamente efectuar o bloqueio de acesso ao mesmo. Para solicitar que seja retirado o bloqueio, deverá contactar o serviço Linha Directa, que dispõe de atendimento personalizado, 24h por dia, 7 dias por semana, com um custo de 0,07€ + IVA no primeiro minuto da chamada, e de 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9:00h - 21:00h) ou 0,0084€/min + IVA (restantes horários) nos minutos seguintes.
Como aceder a CA Online?
Após a activação do serviço, basta aceder à página institucional do Crédito Agrícola, www.creditoagricola.com, inserir o Número de Adesão no respectivo campo e inserir no teclado virtual, a Chave MultiCanal.
Existem custos associados?
O Preçário do Crédito Agrícola é aplicado em algumas transacções financeiras e encontra-se disponível para consulta no serviço. O Cliente suporta os custos das chamadas, para a Linha Directa, dependendo de, e para onde está a ligar:
Linha Directa: 808 20 60 60
Redes Móveis:917 20 20 10 / 969 85 58 40 / 936 63 00 01
Do Estrangeiro:+351 213 805 660
Linha Directa Internacional:(00) 800 1117 1117 (grátis)
Posso imprimir e/ou consultar o comprovativo das operações realizadas?
Sim, sempre que tal for necessário. No entanto, os seus comprovativos ficam arquivados no serviço CA Online por um período de dois anos, a contar da data de realização da transacção e sempre que necessário pode, através do Serviço CA Online, aceder na opção “MENU” à “Consulta de Operações” e visualizar e imprimir o comprovativo da transacção que pretender.
Caso não encontre o comprovativo pretendido, entre em contacto com o Serviço Linha Directa.
O serviço CA Online é seguro?
Sim. O Sistema MultiCanal assenta numa infra-estrutura de segurança que atribui ao Cliente os Códigos de acesso. Através da utilização do protocolo TLS 1.2”, a informação trocada entre o browser e o serviço CA Online é encriptada, não obrigando os Clientes a possuírem um software adicional para além de browsers que suportem a encriptação de dados de 256 bits, reforçando a segurança e a confidencialidade das transacções.
Para reforçar a segurança na utilização dos serviços, em particular na validação das transacções, o Crédito Agrícola disponibiliza o sistema de segurança SAF – Sistema de Autenticação Forte. O SAF visa incrementar o nível de segurança na utilização dos serviços CA Online através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar / autorizar operações financeiras.
Quais os procedimentos de segurança a adoptar?
Ao aceder ao CA Online, na página de entrada, o Cliente deve sempre verificar a Data/Hora do último acesso. Desta forma, poderá detectar alguma irregularidade ou uso indevido das suas chaves de acesso.
Para Terminar a sessão, deve cliquar sempre na opção “Sair”.
Nunca abandone o seu computador com a sessão ainda activa.
Para minimizar o risco de fraude e o roubo dos códigos de acesso, o utilizador deverá ter sempre os softwares actualizados:
Para proteger o seu computador
- Mantenha o sistema operativo actualizado:
- Utilize sempre software devidamente licenciado e efectue regularmente a actualização do sistema operativo do seu computador, assim como do browser utilizado;
- Caso utilize o sistema operativo Windows, poderá fazê-lo através do site www.windowsupdate.com;
- Caso utilize o sistema operativo Apple, poderá fazê-lo através do site www.apple.com, “Service and Support”.
- Instale um antivírus e mantenha o permanentemente actualizado:
A maioria dos antivírus disponibiliza actualizações gratuitas pela Internet de forma a garantir uma protecção permanente.
- Instale um Firewall no seu computador:
Desta forma, poderá controlar e filtrar o tráfego que entra e sai do seu computador, enquanto estiver ligado à Internet, inviabilizando desta forma, que seja surpreendido por pessoas não solicitadas. - Instale um programa Anti – Spyware:
Desta forma, estará protegido de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento. Caso não possua um programa Anti – Spyware, poderá instalá-lo gratuitamente no site rel="noopener noreferrer" da Microsoft. (www.microsoft.com).
Correio Electrónico
- Nunca abra ou execute qualquer tipo de ficheiros em anexo a mensagens de correio electrónico, sem primeiro verificá-los com um antivírus actualizado (mesmo que a mensagem seja de uma fonte fidedigna). Algum tipo de programa malicioso pode ser instalado no seu computador, pondo em causa a confidencialidade dos seus dados;
- Nunca revele qualquer tipo de informação pessoal a terceiros (nome, morada, telefone, códigos de acesso, etc.), mesmo que esta seja solicitada por uma fonte aparentemente legítima;
- Desactive a opção "Painel de Pré-Visualização" (Preview Pane) do seu correio electrónico. Desta forma, evita que uma mensagem com vírus (geralmente em formato HTML) seja processada automaticamente. No entanto, caso pretenda manter esta opção activa, aconselhamos que defina a recepção de todas as mensagens em formato de texto.
Telemóveis
- Nunca deve abrir ou executar qualquer tipo de ficheiros em anexo a mensagens por SMS, sem primeiro os verificar com um antivírus actualizado (mesmo que a mensagem seja de uma fonte fidedigna). Algum tipo de programa malicioso pode ser instalado no computador, pondo em causa a confidencialidade dos seus dados;
- Efectue apenasdownloadde programas fidedignos.
Atenção ao Phishing e Pharming
O Crédito Agrícola não envia mensagens de correio electrónico em que lhe seja solicitado o acesso ao serviço CA Online através de um link. No caso de receber uma mensagem de correio electrónico deste tipo, trata-se claramente de uma fraude, habitualmente designada por Phishing.
Se clicar no link disponibilizado, será direccionado(a) para um site fraudulento, onde lhe serão pedidos os seus dados de acesso, normalmente invocando motivos técnicos ou de segurança. Os dados introduzidos neste site, poderão ser utilizados posteriormente para acções fraudulentas das suas contas. Se alguma mensagem de correio electrónico alegadamente enviada pelo Crédito Agrícola lhe suscitar dúvidas, contacte de imediato o serviço Linha Directa 808 20 60 60.
Proteja os seus Códigos de Segurança
- Os códigos de segurança são pessoais e intransmissíveis;
- Nunca divulgue os seus códigos de segurança, mesmo que solicitados em nome do Crédito Agrícola. O Crédito Agrícola, em circunstância alguma, solicitará directamente os códigos de acesso de segurança aos seus Clientes;
- Nunca registe os seus códigos de segurança em locais que possam ser facilmente consultados por terceiros (email, por exemplo);
- Os códigos de segurança não devem ser de fácil detecção. Evite a utilização de sequências, repetições de caracteres, conjugações do próprio código de utilizador, telefones, nomes próprios, datas de nascimento, etc.
Existe algum sistema de “time-out” definido?
Sim, por razões de segurança foi definido o período de inactividade de 10 minutos, o tempo total de navegação é de 1 hora, subdividido em 10 blocos de 10 minutos, ou seja, se num bloco de 10 minutos o Cliente não executar nenhuma transacção, a sessão fica expirada. Para poder usar o serviço de novo, o Cliente tem de aceder ao serviço CA Online novamente.
Posso aceder ao serviço CA Online nos «internet cafés»?
É melhor evitar a utilização de computadores em locais públicos, mas caso necessite, deve tomar algumas medidas de precaução:
- Certificar-se que os elementos identificativos não são observados por terceiros directamente, assim como através de CCTV (equipamentos de vídeo vigilância);
- Após terminar a sua sessão, o utilizador deve eliminar os Ficheiros Temporários, evitando assim que alguma informação relevante e confidencial permaneça na “cache” do computador utilizado.
O que é o SAF – Sistema De Autenticação Forte?
O SAF – Sistema de Autenticação Forte visa incrementar o nível de segurança na utilização do serviço Online através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar, conjuntamente com a Password, determinadas operações financeiras:
- Transferências
- Pagamento de Serviços
- Pagamento de Comunicações
- Outros Pagamentos
- Activação de Cartões
- Adesão ao 3D Secure
- Adicionar novas transacções à Lista Pessoal de Operações Financeiras
- Activação do serviço CA Mobile
- Gerir os limites de movimentação diário.
Qual é o processo de adesão ao SAF?
Para efectuar a adesão ao SAF, os Clientes Particulares devem seguir os seguintes passos:
Selecione a opção “Adesão ao Sistema de Autentica Forte” no Menu CA Menu | Gestão do Serviço | Atenticação Forte (SAF) e siga os passos do ecrã.
Antes de efectuar a adesão, valide se o seu número de telemóvel está actualizado clicando no botão “Testar telemóvel”.
Se não receber um SMS no seu telemóvel, deve contactar a Linha Directa 808 20 60 60 ou a sua Agência do Crédito Agrícola e proceder à respectiva actualização.
Quem contacto se tiver dúvidas?
Para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida, poderá utilizar a opção “Fale connosco”, que se encontra sempre disponível na parte inferior do serviço CA Online, ou contactar o serviço Linha Directa 808 20 60 60 ou Linha Directa Internacional (00) 800 1117 1117, que dispõem de atendimento personalizado, 24h por dia, 7 dias por semana, com um custo de 0,07€ + IVA no primeiro minuto da chamada, e de 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9:00h - 21:00h) ou 0,0084€/min + IVA (restantes horários) nos minutos seguintes.
Em que situações é que o serviço tem de ser cancelado?
Em caso de perda, roubo ou extravio dos códigos de acesso, por suspeita de utilização indevida de terceiros ou ainda no caso de esquecimento de todos os códigos, o Cliente deverá comunicar imediatamente o sucedido, através do serviço Linha Directa ou numa Agência do Crédito Agrícola.
Se pretender, pode bloquear o acesso através do serviço CA Online utilizando a opção CA Menu » Gestão do Serviço » Bloquear Serviços.