O que é o MB WAY?
O MB WAY é a primeira solução interbancária que permite fazer compras e transferências imediatas através de smartphone ou tablet. Basta aderir ao serviço num Multibanco, associar um cartão bancário ao seu número de telemóvel e definir o seu PIN MB WAY de 6 dígitos e já está. Simples, cómodo e rápido.
Quais as vantagens MB WAY?
Se for um utilizador do serviço, o MB WAY garante simplicidade e rapidez uma vez que só necessita de utilizar o seu número de telemóvel e PIN MB WAY para fazer compras e transferências imediatas.
É também um serviço que irá proporcionar uma maior comodidade, podendo ser utilizado a qualquer hora e em qualquer lugar.
A segurança também está garantida, porque nunca há partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante. Além disso, todas as operações são validadas com o PIN MB WAY e as compras têm um limite diário de valor.
Adicionalmente, o MB WAY não requer carregamentos, não tem custos de adesão, e permite utilizar cartão de débito.
Como posso aderir?
Se for um utilizador do serviço para fazer compras ou transferências, basta executar dois passos:
1º passo –Depois de seleccionar “MB WAY” no Multibanco (que aparece no 1º ecrã) insira o seu número de telemóvel e defina o PIN MB WAY com seis dígitos. Irá utilizar este PIN para confirmar as transacções na app MB WAY;
2º passo –fazer download e activar a app MB WAY inserindo o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido durante o processo de adesão.
O utilizador receberá de imediato um SMS TOKEN que deverá inserir na app e o serviço fica totalmente pronto a ser utilizado.
Os dados de adesão e registo no MB WAY para o utilizador serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Como faço uma transferência com MB WAY?
Para efectuar uma transferência MB WAY apenas precisa de escolher na app um dos cartões que tem associado ao serviço e seleccionar a opção “Transferências”. De seguida, indicar o número de telemóvel do destinatário (ou pode aceder à lista de contactos), o valor da transferência e, se quiser, pode introduzir uma mensagem.
Existe algum limite para as transferências?
Os valores estipulados podem variar de Banco para Banco. Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar transferências imediatas pelo MB WAY, são:
• Limite máximo de 750,00€ por operação de transferência;
• Limite máximo de 2.500,00€ recebidos e enviados por mês;
• Limite máximo de 20 transferências recebidas por mês.
Qual a vantagem em fazer uma transferência com MB WAY?
As transferências MB WAY estão disponíveis de forma imediata, na conta dos destinatários, mesmo que sejam efectuadas entre bancos diferentes. O montante fica disponível a partir do momento em que o recebedor (destinatário da transferência) a aceite no seu dispositivo móvel.
Para além disso, para fazer uma transferência com MB WAY basta saber o número de telemóvel do destinatário, ao invés do Número de Identificação Bancária (NIB).
Como é que um utilizador pode saber que lhe foi enviado dinheiro por transferência imediata através do MB WAY?
Quando um ordenante lhe fizer uma transferência, receberá na sua app uma das seguintes notificações:
• “Transferência recebida” – caso o destinatário tenha definido um cartão default (preferencial) para receber as transferências;
• “Transferência Pendente” – caso o destinatário não tenha definido um cartão default para receber transferências. Neste caso, não há movimentação de fundos do ordenante (ou seja, não há débito em conta) até que o destinatário aceite esta transferência, mediante a escolha do cartão onde a pretende receber.
Se o destinatário da transferência ainda não tiver aderido ao MB WAY receberá um SMS informando-o de que tem uma transferência pendente. Para receber esta transferência, o destinatário deverá aderir ao MB WAY no prazo de 24 horas.
Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.
Um utilizador do MB WAY pode enviar dinheiro para pessoas que não sejam clientes MB WAY?
Sim, é possível efectuar uma transferência para uma pessoa que ainda não tenha aderido ao MB WAY.
Neste caso, o destinatário da transferência irá receber um SMS MB WAY com a seguinte mensagem: “Tem uma transferência pendente no MB WAY. Para a receber, deverá aderir ao MB WAY no Multibanco nas próximas 24 horas. Mais informações em mbway.pt.”
Caso o destinatário não adira no prazo indicado, o ordenante recebe uma notificação na app a informar que a transferência expirou. Neste caso, não há movimentação de fundos do ordenante, ou seja, débito em conta.
Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.
Não consigo pagar com o ecrã do dispositivo bloqueado, o que devo fazer?
Esta forma de pagar é opcional. Na opção “Pagar com MB WAY” que existe no menu “definições” da app MB WAY, pode activar e desactivar a opção “Pagar com o telemóvel bloqueado (se suportado pelo seu dispositivo)”. Verifique se tem esta opção activa. Em caso afirmativo tenha em consideração que nem todos os telemóveis permitem utilizar o sensor NFC com o ecrã bloqueado. Deverá consultar o manual de utilizador do seu equipamento e verificar se é permitido funcionar com o sensor NFC quando o dispositivo está bloqueado.
Como faço compras com MB WAY?
Para fazer compras nos comerciantes aderentes deve referir que pretende pagar com MB WAY, indicar o seu número de telemóvel e, de seguida, verificar as suas notificações na app. Ao abrir a notificação de “Pagamento Pendente” será solicitado que valide a compra bastando, para tal, introduzir o seu PIN MB WAY ou Touch ID para dispositivos compatíveis.
Posso usar a APP MB WAY num tablet (Android, IOS e Windows Phone) sem cartão SIM?
Sim, é possível. Caso pretenda activar a app MB WAY num tablet (Android, iOS e Windows Phone), basta ao utilizador ter um telemóvel que lhe permita receber o código de activação por SMS. Ao activar a app MB WAY deve colocar o número de telemóvel e PIN MB WAY que registou no momento de adesão no Multibanco ou homebanking.
Posso usar o MB WAY em vários dispositivos?
Sim. É possível activar o MB WAY em mais do que um dispositivo, utilizando um único número de telemóvel (uma única adesão). A activação da app MB WAY noutros dispositivos com o mesmo número de telemóvel pressupõe a inserção dos dados da conta MB WAY que está activa (número de telemóvel e PIN MB WAY).
Os dispositivos activados com a mesma conta MB WAY partilham a mesma informação e notificações. Assim, quando um dos dispositivos confirma ou rejeita uma compra ou transferência, os outros dispositivos são informados da opção tomada, deixando de estar disponível a operação nos outros dispositivos.
Como devo agir no caso de receber um email ou SMS suspeito do MB WAY?
As notificações reais do serviço estão disponíveis na caixa de notificações da app.
Caso um utilizador receba uma mensagem suspeita por sms ou email, ou que não tenha sido gerada pelo próprio pela introdução de dados no serviço, deverá reportar a situação através do formulário de contacto do site para que a equipa do MB WAY possa averiguar a situação.
O que devo fazer em caso de roubo ou perda de um cartão associado ao MB WAY?
Cancele o cartão roubado junto do seu banco ou através dos números 808 201 251 ou 217 918 780 – procedimento regular em caso de perda ou roubo de cartão bancário.
A utilização desse cartão fica automaticamente inibida também no serviço MB WAY.
O utilizador pode continuar a usar outros cartões que já tenha associados ao MB WAY com toda a segurança.