Calculadora Pegada Climática
Tudo somado, o planeta sai a ganhar.
Descubra qual é a sua pegada climática e o que precisa de efectuar para compensar as emissões diárias que produz.
Calcule as suas emissões de CO2 e melhore o seu impacto no planeta
As actividades do nosso dia-a-dia emitem, directa e indirectamente, gases que aceleram as alterações climáticas. Use a calculadora do CA e descubra a sua pegada de carbono e o que pode fazer para mitigar as suas emissões.
Características
Através da calculadora da pegada climática CA, é possível perceber facilmente a quantidade de emissões de carbono que é responsável por ano. A pegada climática é calculada a partir dos seus consumos e comportamentos, ou seja, tem por base o consumo de electricidade, os meios de transporte que utiliza, os seus hábitos alimentares, entre outros. O resultado final, representa uma aproximação, sendo possível comparar o resultado com a média dos portugueses. Com base neste resultado, poderá agir de forma a reduzir o seu impacto no planeta e, até mesmo, compensar futuramente esse impacto.
Estes cálculos foram certificados pela ONG ambiental ZERO e tiveram por base protocolos de cálculos reconhecidos e utilizados internacionalmente como o GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), entre outros.
Como aceder à Calculadora de Pegada Climática
Esta nova ferramenta do CA encontra-se acessível no nosso website através de duas formas distintas:
No menu de topo dos segmentos "Para Mim" e "Para a Minha Empresa", em formato de pop-up...
... ou no menu de topo da área de Sustentabilidade, independentemente da página que se encontre a consultar.
Terminologia e questões a considerar
Abaixo, esclarecemos o significado de alguma da terminologia que encontrará ao longo da utilização da Calculadora de Pegada Climática do CA, bem como algumas questões que esclarecem a relevância de aferir esta métrica num contexto de Sustentabilidade:
O que é a Pegada Climática Pessoal?
A Pegada Climática Pessoal é uma estimativa da quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos no período de um ano como resultado do estilo de vida e actividades de uma pessoa. Corresponde ao equivalente em emissões de CO2 (normalmente em quilogramas) desses gases e a contabilização é feita de emissões directas (por exemplo, a condução de um automóvel) e indirectas (por exemplo, as emissões associadas à produção alimentar).
Porque é que devemos conhecer e monitorizar a nossa Pegada Climática?
Numa altura em que o nosso planeta está a aquecer e a estabilidade do clima se encontra em risco devido à emissão excessiva de gases de efeitos de estufa para a atmosfera, a Pegada Climática é uma ferramenta fundamental para entender a contribuição do nosso comportamento individual para o problema. Permite estimar a magnitude dessa contribuição e em que áreas ela se dá, e por isso permite perceber como podemos minimizar o nosso impacto carbónico. É, por isso, uma ferramenta imprescindível para que quem deseja contribuir activamente a uma escala individual para ajudar a resolver o problema das alterações climáticas.
Qual é a diferença entre a Pegada Climática Pessoal e Pegada Climática Empresarial?
A Pegada Climática pode ainda dizer respeito a uma organização, como uma empresa (neste caso chamada Pegada Climática Empresarial) ou uma instituição, um produto, um evento, entre outros. No caso de uma empresa, à semelhança da Pegada Carbónica Pessoal, estima a quantidade de gases de efeito de estufa que são emitidos no período de um ano como resultado das actividades dessa empresa.
Como é calculada a Pegada Climática?
A Pegada Climática é calculada estimando não apenas as emissões de CO2 que as actividades em questão causam, mas igualmente quaisquer emissões de outros gases de efeito estufa que ocorram (como o metano ou óxido nitroso). No caso da aviação, pode ainda ser incluído o impacto climático não carbónico.
Dicas Sustentáveis
1
A transformação começa em casa...
Quer reduzir o seu impacto ambiental? O seu lar é o melhor sítio para começar.
2
Passa pelo trabalho...
Torne o seu local de trabalho mais sustentável. Há benefícios económicos se o fizer.
3
Pelas deslocações que fazemos...
Desloque-se de forma mais sustentável, pelo ambiente e pela sua saúde.
4
E até pela alimentação.
Reduzir o desperdício na cozinha também é um exemplo de acção sustentável. Já digeriu esta ideia?