Como funciona a Linha CA Saúde?
A Linha CA Saúde tem duas componentes, uma linha de atendimento geral, para marcação de consultas ou encaminhamento de cuidados de saúde, e uma linha de enfermeiros vocacionada para a resolução de assuntos de cariz clínico.
Em caso de doença, o enfermeiro procede da seguinte forma:
- Inquire sobre os sintomas;
- Avalia a situação com base nas respostas dos Clientes;
- Fornece apoio e informações que permitam ao Cliente tomar uma decisão mais consciente, como se deve ou não consultar o médico ou recorrer a outro tipo de serviços de saúde;
- Habilita os Clientes com informações que lhes permitam, nos casos em que tal se justifique, resolver os problemas de menor gravidade;
Nos casos em que se justifique, e na sequência de um contacto, poderão os enfermeiros da Linha CA Saúde agendar uma chamada de retorno com o objectivo de acompanhar a evolução do seu estado de saúde.
O enfermeiro pode ainda ajudar a esclarecer qualquer dúvida que tenha em relação a assuntos relacionados com a sua saúde, como sejam: vacinação, alimentação, desenvolvimento das crianças, prevenção de acidentes, entre outros.
Posso recorrer ao mam se tiver subscrito apenas a cobertura de hospitalização (na opção 1)?
Sim. Este é um serviço prestado pela Médis para todos os Clientes CA Saúde, quaisquer que sejam as coberturas contratadas.
No entanto, neste plano o Cliente tem que pagar o valor acordado entre a Médis e o MAM e não apenas o co-pagamento de 15,00€.O mesmo é válido para os restantes serviços da Rede Médis no âmbito do ambulatório.
Onde posso obter aconselhamento médico, nomeadamente em situações de urgência?
Em situações de urgência deve ligar para o 112.
Assim que possível contacte-nos através da Linha CA Saúde – 218 458 850, que dispõe de um serviço de atendimento permanente, efectuado por profissionais aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados.
Onde se obtém informação sobre o funcionamento da apólice CA Saúde?
Através de uma das mais de 700 Agências do Crédito Agrícola ou através das Linhas de Assistência:
- Linha CA Saúde 218 458 850, com um serviço de atendimento permanente, efectuado por profissionais aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados;
- CA Seguros 213 806 000, com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 08h30 às 17h30.
Qual a idade limite de permanência?
Na Solução 1 e Solução 2 se a subscrição for efectuada até aos 55 anos da Pessoa Segura não haverá limite de permanência. Caso seja efectuada após os 55 anos a idade limite de permanência são os 65 anos.
Na Solução 3 não há idade limite de permanência.
O que é a cobertura de doenças graves (best doctors)?
É uma cobertura válida para as seguintes doenças/cirurgias: cancro, neurocirurgia intracraniana, bypass coronário de duas ou mais artérias, substituição de válvulas cardíacas e transplantes de órgãos.
Esta cobertura permite, para além do acesso a conceituados médicos e unidades hospitalares, o financiamento de todas as despesas até ao limite de 1 Milhão de Euros.
O que significa referenciação de consultas?
Consiste no encaminhamento para o especialista da Rede, adequado à situação clínica identificada, criando-se autorização para a realização da consulta.
Esta referenciação pode ser efectuada pelo MAM ou através dos enfermeiros da Linha CA Saúde, após triagem clínica da situação apresentada.
As Consultas de Especialidade carecem de referenciação.
O que significa uma pré-autorização?
Significa que se torna necessário obter autorização prévia a um internamento, à realização de alguns exames ou tratamentos, de modo a garantir o devido financiamento pela CA Seguros.
O MAM deve fornecer a informação necessária através do Impresso de Informação Clínica (IIC) que deve ser remetido à Médis via electrónica ou por fax para a Direcção Clínica da Médis, através do Fax n.º 210 053 847.
Nos casos em que o Médico não pertence à Rede Médis deve solicitar, através da Linha Médis, um Impresso para que o mesmo forneça a referida informação. Para obter informação detalhada sobre as situações para as quais será necessário obter esta autorização, basta contactar a Linha CA Saúde.
Se for internado num hospital fora da rede Médis e não estando em condições de ser transportado, a CA Seguros comparticipa como se fosse da rede?
Só há lugar a financiamento como se da Rede Médis se tratasse, se for uma situação de risco de vida em que o Cliente é encaminhado para uma unidade hospitalar não pertencente à Rede, sem qualquer possibilidade de avisar a CA Seguros, situação como tal confirmada por relatório clínico posterior.
O que é a cobertura rede de 2ª opinião?
Através desta cobertura é disponibilizado o Serviço Inter Consultation TM Program que lhe permite, quando haja dúvidas quanto ao diagnóstico de determinadas doenças, recorrer à opinião de especialistas a nível mundial que constem da base de dados da Best Doctors.
Desta forma, serão especialistas de prestígio no meio médico que irão analisar os seus dados clínicos, bem como os exames adicionais que considerem necessários, de forma a poderem efectuar um diagnóstico e recomendar os tratamentos que entendam como os mais adequados.
Como posso saber os capitais que ainda tenho disponíveis?
A todo o momento pode consultar o site Médis ou aplicação para smartphone para saber quanto já usou do seu capital, por cobertura, e quanto ainda tem disponível.
Nos casos de actos médicos mais dispendiosos, como sejam os internamentos, a Médis informa o Cliente antes da realização do acto médico.
Para marcar uma consulta de especialidade é possível ligar directamente para o consultório?
Pode. No entanto deve assegurar-se previamente que existe uma referenciação para esta especialidade, efectuada pelo MAM, pelo Médico de Cuidados Primários da Rede (Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Oftalmologia e Estomatologia) e pelos Médicos Especialistas (nestes casos excepto para a 1ª consulta).
Ao marcar uma consulta ou qualquer outro exame, identifique-se como Cliente CA Saúde/Médis.
Se não pedir ou não tiver a referenciação a pessoa segura poderá ir à consulta de especialidade?
Sim. Mas paga a totalidade dos valores acordados entre a Médis e o Prestador e depois deverá apresentar a despesa para ser reembolsado em 35%. As idas ao especialista fora da Rede Médis não carecem de referenciação e o Cliente será reembolsado em 35%.
O prémio do seguro é dedutível em sede de IRC?
É possível a dedução à colecta, em sede de IRS, de 10% dos prémios de seguro de Saúde, com os seguintes limites:
- 50,00€ para sujeitos passivos não casados ou separados judicialmente de pessoas e bens;
- 100,00€ para sujeitos passivos casados e não separados judicialmente de pessoas e bens.
Por cada dependente a cargo do sujeito passivo os limites são elevados em 25,00€.